A natureza como antídoto para nos reconectar: um movimento essencial em tempos de isolamento

Muito além da beleza, o verde das plantas sempre nos trouxe uma atmosfera de calmaria e relaxamento, sensações tão essenciais em tempos temerários de pandemia e isolamento social. A pausa a qual fomos submetidos nos fez olhar para nós mesmos e para nossa casa com mais calma, percebendo novas necessidade e ansiando por acolhimento e reconexão.

A tendência de trazer esse elemento orgânico para o décor já havia sido estabelecida com o conceito Urban Jungle, movimento que deu vazão a percepções que vão muito além da beleza estética, resgatou também o entendimento da importância de estar perto da natureza. Principalmente, perceber os benefícios que essa relação traz para a nossa saúde física e mental.

Um movimento com foco no bem-estar

Reservar um tempo para cuidar e entender as necessidades das plantas é um hábito que nos conecta com o tempo presente, fazendo com que nos distanciemos do mundo externo e suas adversidades. Esse momento de pausa ajuda a lidar com velhos sentimentos muito comuns, sobretudo nos grandes centros urbanos, como a ansiedade e o estresse, minimizando seus efeitos.

Há ainda aqueles que acreditam no poder energético das plantas e na capacidade de causarem efeitos diretos e perceptíveis como proteger e proporcionar renovação e equilíbrio a nós e a nossa casa.

Mas não é só isso, as plantinhas trazem uma série de outros benefícios para o nosso dia a dia, entre eles:

  • Estimulam a criatividade e o foco;
  • Inspiram relaxamento e acolhimento;
  • Minimizam alergias (algumas espécies);
  • Melhoram a qualidade do ar;
  • Decoram, criando movimento e levando vida ao espaço.

Decoração viva e saudável

Entre tantos benefícios, o decorativo. Um dos elementos essenciais no décor contemporâneo, levam movimento e acendem o ambiente com vida e pluralidade. Para cultivá-las de maneira que cresçam bonitas e saudáveis alguns cuidados básicos são importantes.

A dica é: entenda e pesquise sobre cada espécie e suas particularidades, saiba a frequência necessária de rega, qual o tipo de luz e ambiente melhor para seu crescimento e quais cuidados são imprescindíveis para o cultivo. Procure também armazená-las nos vasos e cachepots ideais para cada tamanho e tipo, e, claro, escolha o estilo que mais combina com a decoração do seu espaço, criando uma composição rica em benefícios e beleza, em um ambiente ainda mais a sua cara.


Com a colaboração de Douglas Brandão – Arquiteto Paisagista (@douglasbrandao.paisagismo)

 

Inspire-se

Não há desculpas para deixar de cultivar seu jardim, em qualquer espaço e tamanho é possível criar soluções harmônicas para expor suas plantas. Montamos um painel de inspirações para te ajudar a soltar a criatividade e montar seu próprio universo verde.