Japandi: a tendência que encanta, aquece e organiza

Sabe aquele ensejo de criar um ambiente que transmita uma sensação de bem-estar e praticidade, mas que também se conecte com a sua personalidade e o que você acredita? Em tempos de incertezas, redescobertas e em um contexto ainda mais dinâmico, é natural que essa busca se potencialize.

Unir elementos do décor escandinavo e do japonês para proporcionar essa funcionalidade, simplicidade e aconchego é a proposta do estilo Japandi. Referências que juntas levam para o espaço soluções para o dia a dia em composições que garantem mais fluidez e harmonia, com formas, cores e texturas pensados nos mínimos detalhes.

Em nossa Custom Collection 2020 trouxemos essa fusão em produtos essenciais para uma decoração convidativa, inspiradora e autêntica.

Estilo de vida e filosofia como principais referências

A harmonia presente no Japandi, com visual minimalista, relaxante, com apelo às formas imperfeitas e com foco principal na simplicidade, um híbrido das decorações japonesa e escandinava, carrega referências importantes dos dois estilos que ganharam absoluto espaço na decoração contemporânea:

Hygge

O conceito dinamarquês Hygge, que preza pelo conforto e por tudo o que traz a sensação de plenitude, transpõe para o décor a criação de uma atmosfera receptiva que proporcione o máximo de acolhimento e bem-estar, deixando os momentos ainda mais gostosos.

No ambiente, algumas características e elementos que compõe esse estilo são: tons neutros, luz natural, tapetes e almofadas trazendo experiências táteis, madeiras claras e um pouco de natureza, com plantas estrategicamente espalhadas em cantos do espaço. Mais que decoração, o Hygge reflete um estilo de vida.

 

Wabi-Sabi

Já o Wabi-Sabi, filosofia japonesa com base nos ideais do zen budismo, valoriza a beleza do imperfeito, dos processos naturais e da transformação que conta a história dos objetos.

As principais características são a austeridade, assimetria, texturas, uso consciente de materiais e a aceitação do tempo que passa e modifica, dando novos significados e mostrando trajetórias através dos objetos. Conceitos que resultam em um décor singular, onde cada peça é uma só e conta sua própria narrativa.

Paleta de cores e elementos naturais

Em termos de definição de cores, encontramos uma paleta de tons neutros e puros, como o branco, nude e bege harmonizados a toques de sobriedade do preto, que permitem uma composição relaxante e criam uma atmosfera confortável, de leveza e relaxamento.

Complementando essa paleta com um calor orgânico entram as fibras naturais, cerâmica e madeira natural e ebanizada, elementos marcantes no Japandi que levam textura, experiências sensoriais, movimento e elevam a cultura do ‘feito à mão’, complementando a decoração com propósito e significado.

Crie seu espaço Japandi

A intenção é sugerir tranquilidade, deixar a luz e o calor entrarem no ambiente e criar espaços fluidos, com elementos práticos que auxiliem para uma rotina mais organizada. Linhas suaves, cores sutis e elementos com significado emocional e funcional combinados ao design orgânico de cestarias, madeiras, cerâmicas e itens decorativos sem excesso, garantem a tão buscada percepção de acolhimento e conforto, levam calma e proporcionam uma conexão essencial entre você e o seu lar.

Apostar num décor autêntico, com objetos artesanais, materiais resistentes e duráveis, móveis marcantes, simples e funcionais é um caminho interessante. Permita-se se apaixonar pela simplicidade de um espaço onde menos é sempre mais.