Minimalismo: menos excesso e mais essência

Quantas vezes você ouviu a expressão ‘Menos é mais’?
Dita pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe, considerado o mestre do Minimalismo na arquitetura, ela se tornou o lema principal do movimento minimalista e o mantra de uma das principais tendências do décor contemporâneo.

Por volta da década de 60, o minimalismo surgiu dentro de movimentos culturais e artísticos que passaram a usar como base de expressão elementos que priorizavam o essencial. Com o crescimento no número de adeptos, atingiu diversas outras áreas e se tornou um estilo de vida, influenciando tanto em aspectos visuais como na forma de se organizar das pessoas, que entenderam no conceito de ‘menos é mais’ uma forma de viver mais agradável e adequada.

 

 

Decorar com propósito

Como conceito básico, o Minimalismo preza pelo simples e essencial, sem excesso e acúmulos. O reflexo disso na decoração são ambientes clean, com móveis e detalhes decorativos que priorizam a qualidade e funcionalidade. Aqui, a base é a simplicidade e cada elemento tem uma função e razão de existir.

Pense em um ambiente organizado e harmonioso, onde cada elemento tem sua função clara e objetiva. Essa é a intenção do Minimalismo. Optar por móveis e objetos que otimizem o espaço e ajudem a manter cada coisa em seu devido lugar é um dos principais caminhos para um décor minimalista. Além disso, une design, funcionalidade e qualidade, priorizando matérias-primas com maior durabilidade, móveis multifuncionais e objetos decorativos que auxiliam também na organização.

 

 

Movimento Slow e o Minimalismo

O Movimento Slow é um choque cultural que manifesta, entre outras coisas, oposição à pressa, ao consumo exacerbado e à produção em massa. Abrangendo diversos âmbitos da vida, tem como proposta desacelerar, dedicar mais atenção a cada momento, atividade, objeto e, com isso manter uma rotina que prioriza uma forma de viver mais justa, buscando qualidade no ser e ter.

Esses dois movimentos acreditam, em linhas gerais, em um jeito de viver mais simples e com propósito. O que interfere diretamente no nosso lar e na forma como nos relacionamos com ele. Por isso, o minimalismo e slow se tornam grandes aliados também no décor.

 

Características do ambiente Minimalista

Baseado na simplicidade, predominam no ambiente linhas retas, uma paleta de tons sóbria e muita luminosidade natural. Os elementos devem ser escolhidos de acordo com as características e necessidades de cada espaço, optando sempre por facilitar o dia a dia. Em termos gerais, a intenção é excluir os excessos e ter uma decoração inteligente e elegante.

As plantas, elementos também essenciais para promover bem-estar, entram como agentes de relaxamento e complementos decorativos. Escolha espécies que colaboram com a purificação do ar e mantém o ambiente agradável.

Se você pretende migrar para o minimalismo, uma forma fácil de começar é pelo método chamado destralhe, também conhecido como declutter, que consiste em usar a organização como base. O método sugere avaliar os pertences já existentes no ambiente e manter apenas aqueles que realmente são necessários e que trazem felicidade ao lar e a quem mora nele. O resultado é um ambiente mais equilibrado, leve e prático.

 

 

 

Para entender mais ainda sobre o movimento

Um movimento tão forte e que ganha cada vez mais presença na vida das pessoas, o estilo serve de inspiração para filmes, séries, documentários e livros.

 

FILME

Minimalismo Já

O filme, disponível na Netflix, conta como dois amigos fizeram do minimalismo um movimento e mostra como a vida pode ser melhor com menos.

Assista 🎬

 

DOCUMENTÁRIO 

Minimalism: A Documentary About the Important Things

Neste documentário, pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade são entrevistadas com uma questão principal: menos é mais?
Quer saber a resposta? Assista 🎦

 

LIVRO

A casa minimalista

Um novo jeito de viver, com menos bens materiais e mais espaço e tempo para apreciar o que realmente importa para você.
Conheça 📖