Monocromia: A singularidade dos ambientes monocromáticos em tom sobre tom

O ano de 2020 ficará marcado como o ano em que aprendemos a olhar mais a nossa própria casa. Passamos por momentos e vivenciamos emoções sem precedentes na história recente. Tem sido o ano de vestir a nossa casa com a nossa alma e com o que sentimos. Mudamos pequenos ou grandes detalhes. Um móvel aqui, um item novo lá, uma planta pra trazer um pouco de verde e frescor e, talvez, um novo cantinho para trabalhar.

Nesse processo, as cores na decoração são protagonistas. Elas permitem aquecer ou esfriar o espaço, e transmitem as mais diferentes sensações.

As cores como forma de expressão

Os tempos são de algumas incertezas, sabemos. Mas uma coisa é certa: as cores são uma das formas de expressão mais significantes.

Pare pra pensar: elas estão presentes em tudo ao nosso redor. Usamos as cores para expressar as mais diferentes emoções. Por meio da arte, moda ou decoração, a cor sempre estará lá quando não soubermos usar, por exemplo, as palavras para se expressar.

Quando se fala em amor, qual a primeira cor que vem a sua mente? E quando falamos de alegria? Calmaria? Para cada sentimento ou momento, existe uma cor que pode ser relacionada ou inserida em um contexto interpretativo. Para a Semiótica, cores são linguagens com significados, e difere das interpretações de que as cores carregam significados intrínsecos e universais.

Pensando em cores, a 2020 Collection fez uma escolha: explorar a monocromia a partir da utilização de tom sobre tom.

Antes de tudo, um pouco de teoria e arte

Voltando um pouco, mais precisamente nas aulas de arte, aprendemos sobre cores primárias, secundárias e terciárias. Dentro dessa cartela de cores resultamos ainda em quatro combinações: cores monocromáticas, análogas, complementares e tríades. E é partindo do princípio sobre cores monocromáticas e análogas que encontramos com a monocromia em tom sobre tom.

Entendendo a monocromia em tom sobre tom

Ambientes monocromáticos são aqueles em que apenas uma cor se torna predominante. A mudança fica por conta de poucas variações, mas sempre na escala do mesmo tom, ou seja, a padronização de tons análogos em harmonia. É a solução perfeita para quem não gosta de muitas cores em um mesmo ambiente, mas tem medo de deixar o espaço sem graça.

A cor ideal para cada ambiente

A verdade é que não existe uma cor ideal para cada ambiente. É importante ter em mente que a escolha da cor também precisa levar em consideração o que te faz bem (é aquela junção entre contexto e linguagem, ou seja, você e a cor). As cores sofrem influência pelos tons ao redor, luz e sombra, e podem reagir de formas diferentes dependendo da combinação.

Não existe segredo para escolher o tom e, como as cores transmitem sensações, o ideal é utilizar uma paleta que te agrade com lembranças boas ou até memórias afetivas. Outra forma de escolher um tom é se inspirar naqueles que já fazem parte do seu lar.

O toque final para uma decoração monocromática em tom sobre tom

Como o próprio nome sugere, a decoração monocromática é aquela que tem uma cor predominante, podendo ser aplicada em diferentes tonalidades. Já o conceito de tom sobre tom aplica as diversas tonalidades da cor escolhida.

Os itens para a decoração devem seguir a mesma paleta e se destacar no ambiente com cores harmônicas, sem que nenhuma se sobressaia acima do esperado. Essa técnica dá ainda mais liberdade para apostar na criatividade e no jogo de cores para o ambiente, sendo possível utilizar não apenas os itens, mas um complemento para esses itens.

Um vaso em tons terrosos, que leva folhagens também nesse tom; uma parede azul com quadros que seguem as diferentes tonalidades de azul e até mesmo um sofá com almofadas que acompanhem a cor predominante do sofá.

A técnica pode ser inserida com alguns detalhes do ambiente ou como um todo. O que vale é a criatividade e a liberdade para criar o seu ambiente.