Em nossa segunda #MartLive no Instagram, tivemos um bate-papo super descontraído com a Suellen Ramos (@EmpreendaPraValer) sobre a presença no meio digital para lojistas do segmento de décor. Nela, falamos sobre os caminhos para destacar lojas de decoração no meio digital, ferramentas, marketing de conteúdo, relacionamento, humanização e algumas das principais redes sociais e novidades.
💡 Trazemos, então, os destaques da nossa conversa.
A pandemia do novo coronavírus alterou drasticamente a rotina de todas as áreas da economia e é inegável que o meio digital empoderou a comunicação e a forma como marcas e profissionais se relacionam com clientes, parceiros e fornecedores (ouça o Podcast Digitalize da FSB). Para o segmento de décor, não foi diferente. Segundo estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), houve um aumento de 23,61% no número de vendas online de móveis e itens de decoração entre 1º de março e 30 de abril deste ano.
A quarentena alterou a relação de muitas pessoas com a própria casa, principalmente aliada à rotina de trabalho home-office, com pequenas reformas ou novas adições de itens de decoração. Quem não mudou uma coisinha, pelo menos, em casa, né?
A transformação digital, realidade para muitos e esperada para os próximos meses (ou até anos) para outros, foi adiantada e o processo aconteceu em poucas semanas. Em geral, você percebeu um aumento nos seus atendimentos via WhatsApp? Também percebeu que você está usando mais o celular do que antes? Assistiu a alguma live no Instagram ou YouTube? Tudo isso é um caminho sem volta.
Agora, o desafio é parar um pouco, refletir e buscar entender o impacto na sua operação, traçar metas e agir. Ter uma sólida presença digital neste momento é vital para o seu negócio. Estamos vivendo agora um momento de nova revolução digital e é preciso se reinventar, ainda mais porque o consumo de mídia online aumentou, gerando mais demanda de vendas por meios digitais. Após a pandemia, esses novos hábitos devem seguir, segundo o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna.
- Site institucional
- Blog corporativo
- Google Meu Negócio
- Anúncios
- Email marketing
- Presença nas principais redes sociais
Somos interrompidos por publicidade e um oceano de notícias a todo momento. Os algoritmos das redes sociais, no entanto, filtram o que consumimos de informação de forma cada vez mais eficiente. Já percebeu que quanto mais você pesquisa algo, mais o Facebook, Instagram ou Twitter mostram ainda mais sobre aquilo? Então!
Uma forma de estar na bolha de quem recebe os filtros relacionados aos produtos que você vende, é fazer isso de uma forma orgânica: criando conteúdo, que nada mais é do que vídeos, textos, infográficos, stories, o que for, que traga uma informação. Ao fazê-lo, você responde dúvidas ou questões que determinados usuários podem procurar. Também cria oportunidade de envolvimento pessoal com o que e com quem você fala.
No universo digital há uma enorme competição. Quanto mais você tem informações sobre os seus clientes (como se comportam, com que conteúdo se relaciona, como compra, etc), mais chances você tem de alcançar uma vantagem competitiva. Estabelecer uma conexão direta com o público por alinhamento de sentimentos, desejos e expectativas torna uma venda (e a fidelização!) mais fácil. Em outras palavras, o consumo é uma consequência do relacionamento entre a sua marca e o cliente.
Notas importantes:
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- É importante estabelecer uma conexão com o usuário
- Invista em Storytelling
- Engaje seu público
Um exemplo que gostamos sempre de pontuar quando falamos de um bom relacionamento com os clientes e uma humanização no tom certo é a página da SOFISTICASA RJ no Instagram.
Estar no Instagram hoje é o básico. Mas estar posicionado de forma que traga clientes é para poucos. Demanda estratégia, rotina de publicações e testes (muitos testes!). Produzir conteúdo, dos mais variados tipos (foto, carrosel, arte, vídeos, infográficos, etc), demanda tempo, mas é o que pode diferenciar o seu negócio da concorrência.
- Perfil comercial: mudar para o perfil business do Instagram faz com que você tenha acesso a vários recursos interessantes, como análise de dados, biografia mais completa e mídia paga
- Explorar Stories, Lives e IGTV
Um exemplo interessante, com venda online, é a Storehouse Home Decor.
+ Facebook
Sim, antes que você pergunte: o Facebook ainda é um bom lugar pra se estar em 2020. E isso tem nome: comunidade. Estar bem posicionado nesta rede garante a você integração completa com o Instagram (a loja é feita por aqui!). Algumas dicas:
- Crie uma fanpage profissional (como no Instagram, esse recurso dará a você mais ferramentas para utilizar)
- Adote a utlização de links estratégicos
- Anúncios (como há uma integração com o Instagram, tente fazer os anúncios diretamente pelo Facebook)
- Indicações e Interações em grupos do Facebook
++ Uma novidade:
Em breve, o Facebook lançará o recurso Shops, que integrará uma loja com catálogos de produtos direto pela rede social e integração entre Direct e Messenger.
+ Pinterest
Para o ramo de decoração, estar no Pinterst é se comunicar diretamente o público de interesse. Isso porque é uma das temáticas mais procuradas da rede social, junto com DIY (Faça Você Mesmo), artesanato, arte, moda e festas. A ferramenta, inclusive, cresceu 75% desde o início de março.
Os usuários do Pinterest são compradores – procuram ideias inspiradoras, especialmente em áreas como atividades domésticas, de autocuidado e de crianças agora.
- Rede social de busca e inspirações
- Conteúdos para geração de tráfego
- Criação de pastas otimizadas
- Criação de Pins estratégicos
- Repins de outros conteúdos
A Flo Atelier botânico, além de um belo trabalho no Instagram, também investe em publicações no Pinterest.
++ Uma novidade:
Para atender à alta demanda de compras online, o Pinterest desenvolveu uma área de compras direto pelo aplicativo, com o Programa de Comerciante Verificado.
+ YouTube
O YouTube é um dos maiores buscadores do mundo. Publicar nessa rede social é ter um vendedor durante 24h trabalhando para você. Entender o algoritmo e usá-lo a seu favor, ajuda a posicionar a sua loja e engajar a sua audiência em torno de conteúdos otimizados.
Nessa rede, inclusive, é onde encontramos uma maior oportunidade. Hoje, ela é dominada por criadores de conteúdo, mas pouco habitada por lojistas de decoração. Então essa dica é de ouro (já criou o seu canal e publicou o primeiro vídeo?).
Dicas finais
Esperamos que até aqui você tenha se motivado para explorar os diversos caminhos que o meio digital nos fornece. Com testes de diferentes estilos e formatos, você vai chegar no tom correto para o seu público (isso tudo toma tempo, então paciência!) e criar uma comunidade em torno de sua marca. Então, mãos à obra!
- Tenha frequência nas publicações
- Distribua seu conteúdo pelos diferentes canais
- Teste investir em anúncios e amplie o alcance de sua marca
- Fique atento às mudanças em benefício do seu negócio – seja rápido para testar as novas ferramentas
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